O Desafio Solar é um evento cujo objetivo é aproveitar energias limpas e renováveis, e está no Brasil desde Junho de 2008, competição organizada pela UFRJ.
Podemos perceber que a idéia desse evento é divulgar um pouco mais sobre a Energia Solar com seus prós e contras, incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da Indústria Marítima brasileira, conhecendo novas fontes de energia alternativa, como a energia solar. Além de ser uma competição amistosa cujo cunho é unir o movimento da tecnologia da utilização, conscientização das pessoas e preservação do meio ambiente.
A Energia Solar é muito conhecida por todo o mundo, mas pouco utilizada. Seus custos de produção são caríssimos devido ao fraco investimento nessa área. Podem causar efeitos visuais negativos, pois é preciso de muitas placas – formadas de células fotovoltaicas – para se obter uma boa quantidade de energia renovável. Em compensação pode ser considerada inesgotável, a não ser que um dia o sol deixe de brilhar sobre nossas cabeças.
Diferente dos combustíveis fósseis este tipo de energia renovável pode reduzir consideravelmente a emissão de CO2 na atmosfera. Evitando assim a aceleração de eventos propriamente naturais como o efeito estufa e a inversão térmica. Que também pode ser uma alternativa viável para lugares que não tem energia elétrica.
Um dos grandes problemas da Energia Solar - além do alto custo - é que não é possível armazenar essa energia durante muito tempo. Na competição, por exemplo, as placas solares entregam a energia para o controlador de carga, regulando a voltagem de forma com que a bateria possa receber, armazenando assim essa energia e distribuindo para todos os equipamentos do barco, porém com o tempo de duração muito curto.
Hoje a energia solar pode parecer falha em muitos aspectos, mas nada impede que as energias renováveis sejam uma grande aposta.
Trabalhar com energias renováveis não é nada além do que respeitar o nosso meio ambiente. E é isso que eventos como Desafio Solar apostam. Pode não dar lucro? Sim, mas pode dar vida. Elas estão aí esperando investimento e estudo para que o mundo possa mudar. E deixar para as gerações futuras um mundo saudável para viver. E vocês? O que acham das energias renováveis? Elas realmente são uma boa alternativa de vida saudável ao meio ambiente? Não deixe de estudar um pouco mais sobre o assunto e nos dar sua opinião.
Até a próxima semana!
Mariana Cardoso, Davi Manhães, Lucas Gonzalez, Yan Bittencourt e Pedro Furtado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário