quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Técnicas de Animação: 3D, Mista, a Óleo, de Recorte e de Areia

(Por Laís Santos, Ilanna Pinheiro, Alliere Marques, Ana Luisa Nogueira e Kellen Andreia)


   Um dos métodos avaliativos desse bimestre está sendo a apresentação de um seminário, onde cada grupo tem como objetivo falar de algumas técnicas de animação.
   O nosso grupo ficou responsável por falar das seguintes técnicas: 3D, Mista, a Óleo, de Recorte e de Areia.
Seguimos com um resumo da nossa apresentação:
  Animação em 3D - Essa técnica é uma das mais modernas de todas. O animador utiliza softwares específicos. Primeiro eles criam o roteiro, depois o storyboard e assim os cenários e personagens. Depois dos cenários e personagens já criados o animador escolhe a iluminação, o movimento da câmara e também do personagem, e juntam tudo isso no computador, resultando no. Muitos filmes famosos foram feitos através desta técnica como "Toy Story", "Vida de inseto", "Era do Gelo" e "Montros S.A".
   Atualmente a técnica em 3D tende a imitar o aspecto realista e ao cinema convencional, assim tudo fica mais próximo da realidade que nos rodeia.
Animação Mista - Constitui-se da utilização de 2 ou mais técnicas de animação em um único filme. O mais interessante é que a "brincadeira" deu tão certo que em alguns casos é impercepitível o uso das diferentes técnicas. Tudo se resulta numa só animação, cuja a técnica é a mista.
Animação a Óleo - Essa técnica é essencialmente muito difícil uma vez que todo o seu registro se dá por um filme. Uma vez produzido pelo animador, será impossível recriar os desenhos. São feitos em várias chapas de vidro sobrepostas e irreutilizáveis para cada arte. É preciso manter a tinta em movimento para não secar, sendo que cada quadro é fotografado. Nesta técnica não é utilizado uma tecnologia avançada, pois só utiliza recursos manuais e um computador para juntar as imagens.
Animação de Recorte - Os cenários, os personagens e os objetos dessa animação são produzidos a partir de recortes de materiais como: Papel cartão, jornal, revista, tecido ou até mesmo fotografia. São esses recortes que vão dar forma e movimento a toda a animação e o filme surge das fotografias que são tiradas quadro a quadro, produzindo os movimentos, como no Stop Motion. Hoje a técnica é muito conhecida pelo desenho South Park e a série Charlie and Lola.
Animação de Areia - Uma técnica simples de resultados surpreendentes! Uma camada de areia é colocada sobre uma mesa iluminada por baixo. O vídeo quadro a quadro registra a transformação dos suaves desenhos feitos com dedos, pincéis ou outros instrumentos sobre a areia, num jogo de formas em claro e escuro.

Espero que tenham se interessado e busquem conhecer um pouco mais dessas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário