domingo, 29 de novembro de 2009


Sebastião Salgado em exposição


O Rio recebe Sebastião Salgado. A exposição do fotógrafo chega na Galeria Tempo e está aberta ao público. São 22 fotografias de diferentes séries, em P&B e no formato padrão 50 x 60 cm. A mostra encerra as atividades da Tempo para este ano! Curte Sebastião Salgado? Aproveita!
Exposição “Sebastião Salgado”
De terça a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados das 14h às 18h
Entrada Franca
Galeria Tempo: av. Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, Rio
Informações: (21) 2255-4586


Genteeee Vii  isso no site do msn e me apaixononei !!!  Quem sabe não vamos lá ainda este ano em !?

sábado, 28 de novembro de 2009

Técnicas de Animação: Clássica, 2D e Pixilation

(Por Bryan Blandy, Jéssica Viana, João Pedro Soares, Luiza Melo e Natalia Conte)

No dia 25 de novembro, nós apresentamos 3 tipos diferentes de animação: Animação Clássica, 2D e Pixilation, vamos explicar aqui cada uma delas:


· Animação Clássica – Essa animação é umas das mais trabalhosas, foi muito usada há tempos atrás nos estúdios de desenho animado como a Disney. É uma espécie de Flip Book, mas o computador substituiu a parte em que passamos à mão o desenho. È muito cansativo fazer esse tipo de animação, porque para as falhas não aparecerem são necessários em média 7 mil desenhos para um minuto de filme.

· Animação 2D – é na maioria das vezes feito no papel, nesse tipo de trabalho, se desenha movimento por movimento e depois é tudo scaneado para que o computador faça a seqüência passar rapidamente. É preciso um mínimo de 12 desenhos por segundo para que as falhas nos movimentos dos personagens não sejam percebidas. O que diferencia a animação clássica - adotada nos grandes filmes - é que ela requer o máximo de 24 desenhos por segundo.

· Pixilation - é uma técnica de animação stop motion, onde são utilizados pessoas ou objetos reais que são capturados quadro a quadro criando uma animação. È considerado um dos primeiros estilos de animação, sendo utilizado pela priemira vez em 1911.

Imagem: http://www.dubitoergosum.xpg.com.br/imagens/maos1948.jpg

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Técnicas de Animação: 3D, Mista, a Óleo, de Recorte e de Areia

(Por Laís Santos, Ilanna Pinheiro, Alliere Marques, Ana Luisa Nogueira e Kellen Andreia)


   Um dos métodos avaliativos desse bimestre está sendo a apresentação de um seminário, onde cada grupo tem como objetivo falar de algumas técnicas de animação.
   O nosso grupo ficou responsável por falar das seguintes técnicas: 3D, Mista, a Óleo, de Recorte e de Areia.
Seguimos com um resumo da nossa apresentação:
  Animação em 3D - Essa técnica é uma das mais modernas de todas. O animador utiliza softwares específicos. Primeiro eles criam o roteiro, depois o storyboard e assim os cenários e personagens. Depois dos cenários e personagens já criados o animador escolhe a iluminação, o movimento da câmara e também do personagem, e juntam tudo isso no computador, resultando no. Muitos filmes famosos foram feitos através desta técnica como "Toy Story", "Vida de inseto", "Era do Gelo" e "Montros S.A".
   Atualmente a técnica em 3D tende a imitar o aspecto realista e ao cinema convencional, assim tudo fica mais próximo da realidade que nos rodeia.
Animação Mista - Constitui-se da utilização de 2 ou mais técnicas de animação em um único filme. O mais interessante é que a "brincadeira" deu tão certo que em alguns casos é impercepitível o uso das diferentes técnicas. Tudo se resulta numa só animação, cuja a técnica é a mista.
Animação a Óleo - Essa técnica é essencialmente muito difícil uma vez que todo o seu registro se dá por um filme. Uma vez produzido pelo animador, será impossível recriar os desenhos. São feitos em várias chapas de vidro sobrepostas e irreutilizáveis para cada arte. É preciso manter a tinta em movimento para não secar, sendo que cada quadro é fotografado. Nesta técnica não é utilizado uma tecnologia avançada, pois só utiliza recursos manuais e um computador para juntar as imagens.
Animação de Recorte - Os cenários, os personagens e os objetos dessa animação são produzidos a partir de recortes de materiais como: Papel cartão, jornal, revista, tecido ou até mesmo fotografia. São esses recortes que vão dar forma e movimento a toda a animação e o filme surge das fotografias que são tiradas quadro a quadro, produzindo os movimentos, como no Stop Motion. Hoje a técnica é muito conhecida pelo desenho South Park e a série Charlie and Lola.
Animação de Areia - Uma técnica simples de resultados surpreendentes! Uma camada de areia é colocada sobre uma mesa iluminada por baixo. O vídeo quadro a quadro registra a transformação dos suaves desenhos feitos com dedos, pincéis ou outros instrumentos sobre a areia, num jogo de formas em claro e escuro.

Espero que tenham se interessado e busquem conhecer um pouco mais dessas técnicas.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dificuldades ?? Estamos ai !!



Dificuldades enfrentando muitas, muitas mesmo, mas estamos nos empenhando a cada dia mais .Quem realmente se interessa está conseguindo adquirir vários conhecimentos que são necessários para nós como alunos e como futuros técnicos .
As vezes acho que é na situação da dificuldade é que crescemos mais pois ali conseguimos ver ( mesmo que seja por pressão ) o que está acontecendo, e que realmente em algum momento precisamos acordar e nos levantar . Por isso esse papo de ficar parado é chato NUNCA nos leva a nada a não ser a ficar estáticos e uma pessoa que está inerte está morta! Por isso deixo esta mensagem para vocês e quero que vocês pensem em !!









É enfrentando as dificuldades que você fica forte.
É superando seus limites que você cresce.
É resolvendo problemas que você desenvolve a maturidade.

É desafiando o perigo que você descobre a coragem, arrisque e descobrirá como as pessoas crescem, quando exigem mais de si próprias e assim conseguem alcançar os seus objetivos...!!!

Autor desconhecido .

Por Ilanna Pinheiro

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cine Gambiarra: O Homem que Desafiou o diabo


Na quinta-feira, dia 29 de outubro, vimos no Cine Gambiarra o filme: O Homem que Desafiou o diabo. Uma obra brasileira dirigida por Moacyr Góes que conta a história de um nordestino chamado Araújo, que no decorrer do filme se revolta com a sua vida pacata e resolve seguir uma nova vida, passando a se chamar Ojuara.
A intenção de ter passado esse filme foi relacioná-lo com o tema proposto para esse bimestre: cordel.
Não sabemos ainda a opnião de toda a turma quanto ao filme, mas queríamos abrir esse espaço para um debate. A relação que estabelecemos é a que todas as falas dos personagens possuem rimas e um ritmo e a forma com que é contada a história, também se assemelha com as histórias de cordel, incluindo os vários cordéis utilizados como composição do cenário.
Agora queremos saber de vocês: Como relacionaram o filme com a literatura de cordel?
Lembrando que o Cine Gambiarra ocorre toda quinta-feira, as 3hrs no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio. Estão todos convidados, não percam !

Por: Alliere, Dii, Hiltinho, Jéssica e Laís.