sábado, 19 de setembro de 2009

XIV Bienal do livro


Terça-feira, dia 15 de setembro de 2009, foi a vez de 20 alunos do curso técnico de audiovisual do Instituto politécnico da UFRJ em Cabo Frio, participarem da XIV BIENAL do livro do Rio de Janeiro. O grupo não só visitou estandes e novidades literárias como realizou entrevistas com escritores, editores e público visitante. Ou seja, nos somamos aos mais de 33 mil visitantes do evento com a incumbência de mostrar, em vídeo para toda a escola, um pouco do que aconteceu no evento.
Dessa forma, além da viajem e da experiência na feira de livros, primeira para a maioria dos alunos, a oportunidade somou-se ao registro de imagens que se traduzirá em atividade de prática de edição no curso técnico.
Já no evento, estandes sofisticados explanavam o poder aquisitivo de certas editoras. E livros caros enchiam os olhos, mas ficavam nas estantes. A maioria dos alunos de escolas públicas apenas passeava. Uma mostra de que a BIENAL continua sem alterar o panorama da cultura literária brasileira: quem tem dinheiro tem acesso! Nesse sentido é bom pensar se o evento dá mais importância aos livros mesmos ou a venda e ao lucro. Durante as atividades de gravação os alunos problematizaram o evento enquanto grande show de luzes e preços, muitas vezes ainda altos.
Cabe lembrar que a BIENAL termina neste domingo dia 20. Que a oferta de livros é imensa mas que os descontos poderiam ser maiores para professores e existentes para alunos.
Rafael Alvarenga

12 comentários:

  1. Fooooi muito legal!bastante cansativo.Mas aprendemos bastante também.Além de termos conhecido o Fundao,as materias e as fotos da bienal ficaram ótimas,Parabéns a todos q se esforçaram , e principalmente ao meu grupo'Ilanna,Bryan,Bruno e Kellen.
    Valeu galera.
    ' Rafa eu tinha selecionado uma foto para colocar no blog depois de passo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que vc escreveu Rafa... infelizmente os preços da Bienal não são acessíveis ao público visitante...
    É uma pena também os outros alunos (e professores) não terem ido mesmo assim...bjs, Jucielly.

    ResponderExcluir
  3. É rafa assino em baixo o quê vc falou os preços não estavam nada assecíveis,pra eu conseguir comprar um livro bom e barato foi uma luta, e também pelo fato do cansaço após as entrevistas.
    Muito bom o seu texto,e pó me ensina a postar tbm poxa ninguém me ensin,pq eu me acho capaz de fazer um texto assim como o seu. bjus e feliz niver de novo!!!alliere marques.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Foi mt bom td o que aconteceu foi uma experiencias inesquecivel pois o nosso trabalho começa a surgir em nossas mãos sabe ? Vendo td aquilo que foi gravado com mt sacrificio sendo editado por nós mesmos é muito bom e muito gratifiante pois cada dia mais vejo que aprendo mais e mais ,e essa viagem foi mais uma vez a confirmaçao daquilo que eu escolhi . Foi um trabalho dificil e cansativo (muiiiitooooooooo³) Mas valeu a pena andar aquele lugar todo e ver o que fizemos .
    Em relaçao a bienal em si ,eu achei absurdo o preço dos livros serem os memos lá dentro e aqui fora, e outra coisa que acho absurda é as pessoas terem que pagar para entra . Hoje em dia paga-se até paar adquirir cultura. Boa matéria Raffa .. Ilanna !

    ResponderExcluir
  6. É verdade Ilanna é um absurdo as pessoas pagarem a entrada para adquirir cultura!!
    aaa mas foi a melhor Bienal que eu ja fuii...pq alem de ir p ver os livros,comprar e tal filmamos e fizemos varias entrevistas.. meu grupo ficou mais no pavilhao verde entao nao pude ver tudo ate pq a bienal é giganteee hahahah mas foi mtoo bomm que ainda editamos os nossos videos.AAAA e sem falar que antes passamos no fundao!hahaha

    ResponderExcluir
  7. O mais interessante na Bienal é que as pessoas que passam o dia inteiro na mesma, como vendedores de lanches e assistentes dos stands não compram livros, não tem tempo ou dinheiro. Meu grupo fez uma pesquisa com perguntar, e esse foi o resultado, na minha mente é revoltante, pessoas passerem o dia inteiro durante um semana inteira em frente ao e rodiada de conhecimento e não poder ter acesso ao mesmo.

    juao \o...

    ResponderExcluir
  8. Foi muito interessante, vários coisas que chamavam atenção, a questão do preço, que deveria ser mais acessível aos alunos, ja que temos que estudar; ter que pagar a entrad, a questão das pessoas que trabalham la e não compram livros nenhum (acho que um dos fatores pdoe ser o rpeço também). Mas o melhor, vai ser o vídeo que vamos produzir, mostrando a bienal com os nossos olhos, com os nossos ideais.

    Luiza...!

    ResponderExcluir
  9. Um fato foi que nós ganhamos muita experiência com as filmagêns na bienal. Realmente ,econtrei livros la com preços inacreditaveis .Fui na esperança de que la dentro os preços eram mas baixos do que os de fora, mas pra falar a verdade não foi essa a realidade. Acredito que o preço da entrada pelo menos poderia ser anulado . La dentro percebi um grande número de estudantes sendo guiados por uma ou duas professoras ,e acredito que os alunos não tiveram a oportunidade de escolher os livros de acordo com seus gostos , pois as professoras não podiam dar a atenção e o tempo necessários para que cada aluno escolhera o livros .Acredito que se esses estudantes fossem com seus pais isso não teria ocorrido , mas como o preço estava alto ,e com a escola os estudantes pagavam meia entrada ,os pais não tiveram a oportunidade de estar presentes pelo fato do alto preço , isso no meu ponto de vista .

    HILTON

    ResponderExcluir
  10. é neeeh carooool vc gostoou mas do fundaoooo neeh ? hiuahsaiushuaish
    nem imagino pq !
    mas a bienal tava legaaal.mas realmente pagar para termos cultura eh demais, e alem de pagar o preço da comida era absurdo, mas eu nao compreei nem agua la dentro . uahsuahs
    amo vcs .ana

    ResponderExcluir
  11. essa turma tá muito desanimada!!!!!!
    Sempre passo por aqui, e nem sempre encontro novidades!!!

    O que vocês tem feito de bom???

    Visitem também o blog da turma de Cultura Marítima!!!

    bjks, professora Candida

    ResponderExcluir
  12. Só algumas reflexões:
    O que leva uma editora vender um livro sobre ideologias, manifestos políticos e culturais a um preço acessível a todos?
    Quais são as intenções de quem escreve sobre revoluções, revoltas, política,temas culturais e sócio-economicos?
    Pelo o que eu pude ver, os livros de estória, infanto-juvenis e infantis, eram muito mais baratos. Mas por que será?
    Então, qual é a verdadeira proposta da Bienal?
    Assim como era feito na Grécia Antiga: Política de Pão e Circo. É só uma máscara que o governo coloca para dizer que está realmente fazendo direito. " Uma forma de levar cultura ao povo ", mas quem realmente está ganhando com isso? E que cultura é essa que está sendo divulgada? Não que ler Crepúsculo ou Fala Sério Mãe seja irrelevante, mas os jovens acabam perdendo interesse por assuntos que dizem respeito aos seus próprios direitos e deixando de cumprir como seu papel e responsabilidade social.

    Acho que vale a pena refletir sobre isso.
    Beijos,
    Laís Santos.

    ResponderExcluir