sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Audiovisual: Um pouco de censura ou mais liberdade de expressão?


O Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio apresenta o curso técnico de audiovisual, visto que muitas pessoas não conhecem essa área, qual o propósito da profissão? Como é o campo de trabalho? Realmente o que é o audiovisual? Resolvemos postar aqui no blog uma matéria que possa estar esclarecendo as dúvidas e apresentando aos interessados essa área que tem muito a crescer no nosso país.
Segundo dados levantados, o atual crescimento do audiovisual é vertiginoso e a regulação dessa economia vem sendo alvo de debates. O principal motivo foi a criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual), uma agência que regulariza o audiovisual no Brasil. Ela tem uma parceria com o Ministério da Cultura para divulgar e incentivar o trabalho no país, que de acordo com o setor, movimenta R$ 9 bilhões por ano.
Há quem seja contra a criação da Ancinav, eles alegam que a liberdade de expressão está sendo ameaçada. Tentou-se dizer, que a regulação proposta era meramente econômica e não cultural. Mas uma versão da mesma, disse que a agência iria observar e censurar todos os conteúdos e editoriais, fazendo com que algumas pessoas se vissem contra o projeto.
Mas os que defendem dizem que todos os países industrializados, tem leis sobre o audiovisual e que isso se trata de uma necessidade, se o país quiser, realmente, inserir-se na economia global. Pensem, como um país como o Brasil pode ter apenas 10% de seus municípios tendo acesso a telas de cinema? Isso pode ou não dizer alguma coisa sobre a situação econômica, social e cultural do país?
O trabalho de audiovisual pode ser definido como todo meio de comunicação expresso com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos onomatopeicos etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido. Qual país capitalista não quer vender idéias? E é por isso que esse tipo de trabalho movimenta a economia global. Analisem vocês mesmos as grandes marcas e empresas mundiais, não seriam tão famosas sem o trabalho de audiovisual, já que é ele o responsável pela difusão de idéias (a Coca-Cola, por exemplo, não seria tão famosa no mundo inteiro se fosse somente um refrigerante).
Agora queremos saber de vocês, o trabalho de audiovisual é ou não importante? Deve ou não ser valorizado? Influência nos interesses do país? Por que o governo não incentiva esse trabalho? Como ele poderia incentivar? Audiovisual é censura ou liberdade de expressão?
Estamos abertos a críticas, dúvidas e sugestões. Comentem, debatam!


22 comentários:

  1. Olá galera do áudiovisual!!!
    Muito boa a materia postada no blog! Texto bem escrito que levanta uma discussão importante para todos nós da área!!! Quero ressaltar que gostei muito da imagem associada ao texto! Bela composição!!! Parabéns pelo trabalho!!!
    Bejos nos corações
    professor Rafa
    ps: visitem cmpolitecnico.blogspot.com (tem um vídeo, produzido por eles, muito bom)

    ResponderExcluir
  2. Valeeu Rafaa, aprendemos com o mestre ;D hahahaha'

    ResponderExcluir
  3. Que isso em pessoal?
    =O
    Tá ficando super legal.Precisamos divulgar mais!!!
    Acreditem,e seremos vencedores!AMO vocês.
    Beiijinhos Ana lu'

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Muito bem escrito, só elogios...e um pouco de inveja pois minha semana no blog não está sendo tão produtiva...

    Juao aki...^^

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahaha Fica assim não João, o meu grupo é que tem sorte mesmo. Passamos por todas as funções e em todas tivemos o que fazer ;D O Rafael disse que mesmo depois de divididos, poderemos participar do trabalho dos três grupos, é só procurarmos e nos dedicar !

    Beijão galerinha,
    Laís Santos.

    ResponderExcluir
  6. Po então sempre que precisar me chama, eu to ae pra isso, adorei o trabalho de vcs, só não tenho aptidão pra blog AUHuaHuaHua.

    juao \o

    ResponderExcluir
  7. Ei galera que show esse texto bem produtivo,adorei essa imagem meia sinistra. Pó láis prescisa me ensinar a postar essas coisas pó rsrsrs. tá to com um pouquinho de ansiedade pra começar a postar os nossoa tbm !bjus xau e a gente se vê!!!
    Alliere

    ResponderExcluir
  8. Pode deixar Alliere, tivemos dois problemas: os computadores da escola não estão disponíveis e não tivemos como nos encontrar para revolver isso. Me desculpe, assim que possível te ajudo, tá?! É fácil, você vai pegar rapidinho !

    Beijos ;*
    Laís Santos.

    ResponderExcluir
  9. O trabalho do Audiovisual é muito importante sim , porque atraveis da midia em jornais , revistas ,documentario,vidios e etc .. serve de forma de expressão e deve sim ser valorizado ! E com certeza o audiovisual é LIBERDADE DE EXPRESSÂO , Enfim, aodrei o texto e está retratando super bem o tema !

    ResponderExcluir
  10. Bryan, só para pensar: Audiovisual é liberdade de expressão até que ponto? O que você acha de um órgão que regulamentarize esse trabalho? Será que ele não poderá, de certa forma, censura-lo? Que ele deve ser valorizado eu concordo, mas pensemos nas vantagens e desvantagens de um órgão que regulamentarize o audiovisual. Seria legal a galera debater sobre isso aqui. ;D

    Laís Santos.

    ResponderExcluir
  11. Acho que deve ter um órgão regularizador do audiovisual que não o cesunre e sim dê direitos a ele ! Mas se tiver censura acho que perde um pouco a sua essência do audiovisual que pode ser avisar , alertar , propragar as informaçoes, informar e varias outras por meio da midia por exemplo...

    BryanBlandy;

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o Bryan e com a Laís até um certo ponto, pois o órgão regularizador deveria sim dar liberdade, mas como todo ser humano faz, acabariam confundindo LIBERDADE com LIBERTINAGEM que acabariam denigrindo, de alguma maneira, o trabalho de quem faz com seriedade e utiliza de forma correta a mídia, criando uma imagem não correta do ramo do audiovisual.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza, Diogo. Sem um órgão que regularize o audiovisual ,qualquer um poderia falar sobre o que bem quisesse ,sem ser censurado por agir incorretamente .

    ResponderExcluir
  14. Concordo até certo ponto. Mas eu não dei a minha opinião, coloquei somente uma questão no ar. Acho o seguinte gente, ter um órgão regulamentador é muito bom sim, mas tem suas desvantagens. Apesar da libertinagem que vemos hoje, não é isso que muitos querem passar com as suas produções de audiovisual. Assim como Bryan disse, "aletar, propagar as informações", poderemos fazer isso do jeito que quisermos se tivermos algo que nos dite regras? O governo não vai querer ter o controle de um trabalho desse tipo atoa. Eles incentivam o que eles querem. E aí, censura ou mais liberdade de expressão?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Diogo disse o que eu pensei na hora, acho que tudo tem que ter limite.

    juao \o

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto! vcs estão de parabéns!
    É muito importante ter um orgão regulamentador,mas como alguns disseram,com essa regulamentação teremos um certo tipo de limite em nossas opnioes a expor,pois muitos assuntos englobam a autoridade e o que eles não querem e sujar a sua imagem!
    Mas enfim , temos que lutar pela a nossa liberdade de expressão!!
    BJX pessoal!!

    ResponderExcluir
  18. Laais adooooora neeeh ?ai amegah só vc!
    agora eh o seguinte, temos q trabalhar,e mesmo q o mundo conspire contra vamos fazer o MELHOR!
    Pelo menos nao teremos o peso na consciencia'Pq nao tenteii ?'
    Desistir Jamais!!
    Bejos=*
    Ana Luisa.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde noite galera!!!
    A discussão demorou para fluir, mas as opiniões (que estavam guardadas) apareceram. Esse espaço serve para isso (não só como também)! Conversem, concordem, argumentem, discordem... Lembrem-se que podemos, e devemos, postar conteúdos no blog a qualquer momento. Independente se a autoria é individual ou coletiva! Basta enviar para os monitores!!! Façamos!! Vammos produzir!!
    Beijos em todos os corações
    professor Rafa

    ResponderExcluir
  20. Olá galera!!!!
    Demorei, mas apareci por aqui tb!
    Bom, depois de ler os debates e embates, queria saber de vocês, tanto os que defendem quanto os que são contra a regulamentação do audiovisual, se já viram que regulamentação é essa que funciona no Brasil? O que propriamente descordaríamos da Ancinav????
    Vamos pesquisar!!!!!!
    Beijinhos para todos...
    Só passando para colocar lenha na fogueira,
    Prof. Jéssyca

    ResponderExcluir
  21. Em uma sociedade regulada pelo consumo de mercadorias e propriedade privada, tanto o Estado quanto as Grandes empresas tem como planejamento estratégico "regulamentar" ou "controlar" todas as atividades produção de Bens, sejam eles materiais, intelectuais, artísticos dentre outros. Bem, se concordarmos que esta estratégia é válida para a manutenção do sistema então vamos aplaudir a iniciativa, mas quando refletimos e criticamos o papel do Estado ou mesmo as praticas das grandes empresas precisamos apontar quais são as alternativas para o audiovisual e como este profissional pode intervir na realidade que o cerca.
    A produção audiovisual é a linha de frente de uma batalha de mídia que acontece todo dia, uma batalha pela opinião pública e de legitimidade de poder.
    Puts, discursos a parte, o curso de vocês é muito maneiro!!!!!!!!!!!!

    "No hay calibre que mate una idea"
    Tupac Amaru

    Wesley - PCSA

    ResponderExcluir